Avaliação Quadrienal 2021 CAPES: nota 4

O Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Escola de Belas Artes – PPGAV UFBA vêm a público informar que manteve a nota 4 na Avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES referente ao Quadriênio 2017-2020. O resultado foi dado na noite 02/09/2022, sendo que a divulgação ficou restrita inicialmente a cada Programa, tendo sido liberada sua divulgação pública somente a partir de 12/09/2022.

Conforme os termos da Avaliação, a manutenção da nota 4 significa que O PPGAV teve destacada atuação regional, sendo que os Trabalhos de Conclusão de Curso (Dissertações e Teses) apresentam evidente impacto e relevância para a Área de Artes, desenvolvendo temas de interesse atual, assim como refletiu a atuação significativa de seus egressos nos campos da arte, educação e cultura dentro da abrangência local e regional definida pelo Programa. Mas a Avaliação também apontou fragilidades que deverão nortear as ações futuras a ser tomadas para melhoria do Programa e, consequentemente, alcançar nota mais alta.

Dentre os pontos fortes apontados pela Avaliação relacionam-se, ainda, a infraestrutura e o fato do Núcleo Docente Permanente ter formação e atuação adequadas. No item “Formação”, destacaram-se naquele quadriênio os 140 discentes matriculados e os 196 egressos titulados, sendo que a totalidade dos Trabalhos de Conclusão de Curso atendeu aos indicadores de aderência aos projetos e Linhas de Pesquisas nos quais seus orientadores atuam. Outro aspecto relevante é que 88% dos egressos atuam no mesmo Estado do Programa, corroborando seu impacto local e regional, sendo 80% dos egressos atuantes na área de Educação e 10% na Administração Pública. No âmbito do “Impacto na sociedade”, o PPGAV teve desdobramentos como exposições em locais de bom fluxo da população.

Para melhorar O PPGAV precisa: definir com clareza a sua missão e seus objetivos de formação de recursos humanos e produção de conhecimento; melhorar a taxa do Núcleo Docente Permanente em termos de atuação nas quatro atividades do Programa (disciplinas, orientações, pesquisa, produção); estruturar um Plano Estratégico preciso adequado ao perfil do Programa; fornecer dados mais detalhados do Programa no Relatório de Coleta; informar critérios de credenciamento e descredenciamento do corpo docente permanente; ampliar o número de dissertações defendidas em relação à quantidade de docentes permanentes.

Em função desse diagnóstico buscaremos trabalhar para a melhoria das atividades do PPGAV e reforçar ainda mais sua relevância dentro do contexto regional que o Programa atua.