Ciclo de Conversas "Territórios da água", Intervalo - fórum de arte

Entre os dias 12 de maio e 02 de junho acontecerá no KeativLab do Goethe-Institut Salvador-Bahia, o Ciclo de Conversas "Territórios da água", promovido pelo Intervalo - fórum de arte.

Um dos temas mais transversais é a água. De onde vem? Por onde passa? O que acontece quando um rio morre ou desaparece? Este ciclo de conversas debate reúne experiências e discussões sobre territórios de água, suas relações com os corpos, crenças e cidades, com os ciclos e fluxos e com os fazeres artísticos e curatoriais. Quais são os territórios de água que habitamos? Como nos relacionamos com eles? Como eles se manifestam e/ou (re)configuram por meio da arte?

Discutiremos os territórios existentes, disputados e imaginados de água com um grupo de convidados/as, os participantes do curso ‘Gestos artísticos que investigam os territórios de água’ da Pós-graduação em Artes Visuais da EBA/UFBA e o público geral ao longo de quatro encontros:

12/05 - Clara Domingas e Laís Machado

19/05 - Julio Costa(Café das Musas), Vilma  Soares e José Eduardo (Acervo da Laje)

26/05 - Alejandra Muñoz (UFBA), Lucas Dilacerda (Pinacoteca do Ceará) - Fortaleza

02/06 - Susana Oliveira Dias (UNICAMP) e Cacá Fonseca (UFMG)

Clara Domingas é artista-pesquisadora, permacultora, ativista socioambiental, educadora corporal e mestre em Antropologia (PPGA /UFBA), Investiga artes e tecnologias do corpo: processos performativos que articulam os campos da Arte, Antropologia, Urbanismo, Ecologia e História. Laís Machado é artista do corpo transdisciplinar, alárínjó, negra e feminista. Desenvolve projetos autorais nas artes cênicas, performance-arte, instalação, fotografia e audiovisual. Em 2017, fundou, com o artista Diego Araúja, a plataforma Àràká

Alejandra Hernández Muñoz é Arquiteta, Mestre em Desenho Urbano e Doutora em Urbanismo, professora permanente de História da Arte da Escola de Belas Artes (EBA/UFBA) e curadora. Lucas Dilacerda é Mestre em Filosofia pela UFC, crítico de arte e curador. Foi professor convidado de “Estética” e “História da Arte” de Cursos Técnicos do Instituto Dragão do Mar. Atualmente é curador da Pinacoteca do Ceará.

Vilma Soares é educadora, curadora e produtora,  responsável pelo projeto Acervo da Laje com José Eduardo. José Eduardo é Pedagogo (UCSal), mestre em Psicologia (UFBA), doutor em Saúde Pública pela UFBA e responsável pelo projeto Acervo da Laje, localizado em Plataforma. Julio Costa é artista e responsável pelo MUSAS (Museu de Street Art) em Salvador, organização sem fins lucrativos, voltada ao graffiti localizada no Solar do Unhão.

Carlos Henrique Falci é professor da Escola de Belas Artes da UFMG, doutor em

literatura pela UFSC, Atualmente desenvolve dois projetos sobre memórias e rios: no

Jequitinhonha, em Minas Gerais, e no Médio rio Solimões, na Amazônia.  Susana Oliveira Dias é licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Bahia (1995), mestre em Educação pela Unicamp (2002), com doutorado pela Faculdade de Educação da Unicamp,  aposta em experimentações por entre imagens, arte, mídias, comunicação, educação, filosofia e ciências tanto na pesquisa como na criação de artefatos artísticos.

LINK: https://goethe-institut.zoom.us/webinar/register/WN_Xqew0SPzS7WuVP9XFBvDsA

O ciclo de debates é organizado pelo Intervalo - fórum de arte do Programa de Pós-graduação de Artes Visuais (EBA/UFBA) e propõe anualmente debates temáticos, acompanhados de exposições, publicações, residências, oficinas e entre outras ações, a fim de fomentar o debate crítico nas artes visuais.

A entrada é gratuita.

Classificação livre.

Créditos da imagem: Trecho do livro-objeto “A história das secas é sobre a água”, de Cibele Bonfim.